A grande zebra olímpica de Tóquio, o nadador tunisiano Ahmed Hafnaoui pode ser suspenso por violar a regra de controle e supervisão anti-doping. ITA, a Agência International de Testes, apontou que Hafnaoui perdeu três testes de controle anti-doping nos meses de Fevereiro, Março e Abril, e por conta disso a recomendação é de suspensão que vai de 1 a 2 anos.
A imprensa da Tunísia indica que ele já foi julgado culpado e punido por 20 meses, mas teria apelado a suspensão. Enquanto isso, o nadador está temporariamente suspenso, impedido de participar de qualquer treinamento ou competição. Atualmente, Hafnaoui estava treinando na França com Philippe Lucas.
Hafnaoui teria perdido os testes no período de Fevereiro (após o Mundial de Doha) até Abril. Em Maio, ele anunciou que não iria aos Jogos Olímpicos de Paris indicando problemas de saúde mental.
A regra de controle anti-dopagem pune com rigor atletas que perdem três testes ou deixam de preencer seu controle de rotina online num período de 12 meses com punições que podem ir até 2 anos de suspensão. Ruta Meilutyte da Lituânia viveu situação semelhante no passado e foi suspensa por dois anos, mesmo que, na época, tivesse anunciado sua aposentadoria.